sexta-feira, 14 de junho de 2013




Situação de Aprendizagem
Leitura - Aeroporto Carlos Drummond Andrade
Suporte teórico: Letramento e Capacidades de Leitura para a Cidadania (ROJO, 2005)
1. Público alvo: 8ª série – 9º ano
2. Tempo: seis (6) aulas
3. Objetivo – Reconhecer a tipologia narrativa, com ênfase do gênero crônica, desenvolvendo as capacidades de decodificação, compreensão e intertextualidade.
4. Conteúdo: Elementos da narrativa, discurso indireto e pontuação (oralidade).
5. Competências e habilidades:
- identificar informações prévias no texto;
- reconhecer contextos presentes no texto;
- produzir inferências;
- reconhecer a intencionalidade;
- comparar diferentes contextos com a mesma temática;
- elaborar releitura do texto.

6. Estratégias:
- Antecipação: apresentar o autor e suas características; título (o que se espera desse título?);
- Leitura pelo professor do primeiro parágrafo e questionamento sobre um perfil esperado de um hóspede;
- Leitura individualizada;
- Comparação por intermédio de questionamentos em relação às atitudes do hóspede com o anteriormente relatado pelos alunos (perfil esperado de um hóspede) e outras intervenções (qual  é  a surpresa do texto? Quais as pistas para perceber que o hóspede é na verdade um bebê?  As atitudes do hóspede seriam aceitas se ele não fosse um bebê? Se este hóspede fosse um bebê, como o definiria?)
- Os alunos assistirão alguns trechos do filme “Olha quem está falando!”;
- Releitura do texto, comparando com o filme visto e destacando características e atitudes específicas em cada parágrafo;
- Produção oral, sendo que o aluno será a voz do bebê, construção feita em paralelo ao filme citado. Tal produção poderá ser uma leitura dramatizada ou uma dramatização. Alunos reunidos em grupos com no máximo quatro componentes. As características levantadas em cada parágrafo serão o tema norteador da produção, que serão definidos pelo sorteio a cada grupo.
7. Recursos: texto impresso para cada aluno, sala multimídia e filme.
8. Avaliação: Participação e envolvimento do discente.
       Situação de aprendizagem elaborada  durante o encontro  presencial  do curso Melhor Gestão-Melhor Ensino – SEE – SP pelas professoras: Algemira, Ana Guedes, Eliana, Isabel, Sanches e Solaine.
 Maria Aparecida Sanches Martins
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Texto: Avestruz 
                                                                                        Mário Prata

1-      Público alvo: 5 série 6 ano
2-      Tempo: 3 a 4 aulas
3-      Objetivo: Ler e reconhecer as características de gênero textual “crônica”
4-      Conteúdos: Elementos da narrativa, leitura da narrativa, variedade linguística, contextualização de vocábulos.
5-      Competências e habilidades:
- Estabelecer relações entre imagens (foto – ilustração) e o corpo do texto comparando itens de informação explícita.
- Identificar finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos prévios sobre o gênero.
- Inferir informações pressuposta ou subentendida em texto literário, com base em sua compreensão global de um texto.
        6- Estratégias: Levantamento do conhecimento prévio, leitura silenciosa ou feita   pelo professor; compreensão do texto.
a)      O que vocês já ouviram falar sobre o avestruz?
b)      O texto é uma história curta? É uma história que pode acontecer com qualquer um de vocês? Despertou a sua imaginação? Justifique
c)      Você encontrou algumas palavras desconhecidas no texto que após a leitura você as compreendeu? Quais são essas palavras?
d)     Baseado no conhecimento que você já tem sobre o gênero textual crônica, explique com intencionalidade o autor escreveu o texto?
e)      Quais as semelhanças que vocês encontraram do texto lido com a crônica “Pneu furado”. Cite três características presentes nos dois textos.
f)       Imagine a seguinte situação: O menino leva um avestruz para o apartamento. Você acredita que essa atitude acarretaria algum tipo de complicação para os demais moradores. Dê dois exemplos e explique suas consequências.
        Recursos: Dicionário; fotos; ilustrações; internet; livro didático; caderno do aluno
       Avaliação: Ilustração da crônica, representando pelo menos três momento da narrativa (início, meio e fim).

Maria de Lourdes Sabino de Sant’ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário