Situação de Aprendizagem
Leitura - Aeroporto Carlos Drummond Andrade Suporte teórico: Letramento e Capacidades de Leitura para a Cidadania (ROJO, 2005)
1. Público alvo: 8ª série – 9º ano
2. Tempo: seis (6) aulas
3. Objetivo – Reconhecer a tipologia narrativa, com ênfase
do gênero crônica, desenvolvendo as capacidades de decodificação, compreensão e
intertextualidade.
4. Conteúdo: Elementos da narrativa, discurso indireto e
pontuação (oralidade).
5. Competências e
habilidades:
- identificar
informações prévias no texto;
- reconhecer
contextos presentes no texto;
- produzir
inferências;
- reconhecer a
intencionalidade;
- comparar
diferentes contextos com a mesma temática;
- elaborar
releitura do texto.
6. Estratégias:
- Antecipação:
apresentar o autor e suas características; título (o que se espera desse
título?);
- Leitura pelo
professor do primeiro parágrafo e questionamento sobre um perfil esperado de um
hóspede;
- Leitura
individualizada;
- Comparação por
intermédio de questionamentos em relação às atitudes do hóspede com o
anteriormente relatado pelos alunos (perfil esperado de um hóspede) e outras
intervenções (qual é a surpresa do texto? Quais as pistas para
perceber que o hóspede é na verdade um bebê?
As atitudes do hóspede seriam aceitas se ele não fosse um bebê? Se este
hóspede fosse um bebê, como o definiria?)
- Os alunos
assistirão alguns trechos do filme “Olha quem está falando!”;
- Releitura do
texto, comparando com o filme visto e destacando características e atitudes
específicas em cada parágrafo;
- Produção oral,
sendo que o aluno será a voz do bebê, construção feita em paralelo ao filme
citado. Tal produção poderá ser uma leitura dramatizada ou uma dramatização.
Alunos reunidos em grupos com no máximo quatro componentes. As características
levantadas em cada parágrafo serão o tema norteador da produção, que serão
definidos pelo sorteio a cada grupo.
7. Recursos: texto impresso
para cada aluno, sala multimídia e filme. 8. Avaliação: Participação e envolvimento do discente.
Situação de aprendizagem elaborada durante o encontro presencial do curso Melhor Gestão-Melhor Ensino – SEE – SP pelas professoras: Algemira, Ana Guedes, Eliana, Isabel, Sanches e Solaine.
Maria Aparecida
Sanches Martins
SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM
Texto: Avestruz
Mário Prata
1- Público
alvo: 5ᵃ série – 6ᵒ ano
2- Tempo:
3 a 4 aulas
3- Objetivo:
Ler e reconhecer as características de gênero textual “crônica”
4- Conteúdos:
Elementos da narrativa, leitura da narrativa, variedade linguística,
contextualização de vocábulos.
5- Competências
e habilidades:
- Estabelecer relações entre imagens (foto – ilustração) e o corpo do
texto comparando itens de informação explícita.
- Identificar finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos prévios
sobre o gênero.
- Inferir informações pressuposta ou subentendida em texto literário,
com base em sua compreensão global de um texto.
6- Estratégias:
Levantamento do conhecimento prévio, leitura silenciosa ou feita pelo professor; compreensão do texto.
a) O que vocês já ouviram falar sobre o
avestruz?
b) O texto é uma história curta? É uma
história que pode acontecer com qualquer um de vocês? Despertou a sua
imaginação? Justifique
c) Você encontrou algumas palavras
desconhecidas no texto que após a leitura você as compreendeu? Quais são essas
palavras?
d) Baseado no conhecimento que você já tem sobre
o gênero textual crônica, explique com intencionalidade o autor escreveu o
texto?
e) Quais as semelhanças que vocês
encontraram do texto lido com a crônica “Pneu furado”. Cite três
características presentes nos dois textos.
f) Imagine a seguinte situação: O
menino leva um avestruz para o apartamento. Você acredita que essa atitude
acarretaria algum tipo de complicação para os demais moradores. Dê dois
exemplos e explique suas consequências.
Recursos: Dicionário;
fotos; ilustrações; internet; livro didático; caderno do aluno
Avaliação: Ilustração
da crônica, representando pelo menos três momento da narrativa (início, meio e
fim).
Maria de Lourdes Sabino de Sant’ana
Nenhum comentário:
Postar um comentário